Defesa de Mestrado

Título: “ Influência da Natureza do Contra Corpo, da Distribuição do Tamanho das Partículas Abrasivas e da Velocidade no Ensaio de Microabrasão. "

Mestrando:                           PÂMELLA JUREVES ESTEVES

Orientador:                     Dr. Cherlio Scandian – UFES

Coorientador:                 Dr. Marcelo Camargo Severo de Macêdo  - UFES

Defesa de Mestrado

Título: “ Caracterização tribológica de formação ferrífera bandada através do ensaio de esclerometria linear."

Mestrando:                           RENAN VALTER MAGNOL

Orientador:                     Dr. Cherlio Scandian – UFES

Coorientador:                 Dr. Marcelo Camargo Severo de Macêdo  - UFES

Examinador Externo:     Dr. Luiz Alberto Franco – USP

Defesa de Mestrado

Título: “ Comportamento em desgaste microabrasivo de superligas de cobalto produzidas por laser cladding e fundição"

Mestrando:                           FILIPE DONDONI RAMOS

Orientador:                     Dr. Antônio César Bozzi  – UFES

Examinador Interno:      Dr. Temístocles de Sousa Luz – UFES

Examinador Interno:      Dr. Cherlio Scandian – UFES

Examinador Externo:     Dr. Flávio José da Silva - UFPE

X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica 2018

O Congresso Nacional de Engenharia Mecânica – CONEM promove o encontro de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais com interesse no avanço e desenvolvimento Científico e Tecnológico das Ciências Mecânicas no Brasil.

O evento ocorreu entre os dias 20 a 24 de maio de 2018, em Salvador, Bahia e contou com a apresentação de 3 trabalhos desenvolvidos no laboratório TRICORRMAT:

II Simpósio de Engenharia Ferroviária

O Simpósio de Engenharia Ferroviária surgiu como uma iniciativa de pesquisadores da UNICAMP, da UFES, da USP e do IFSP com a intenção de tornar-se um evento de comunicação entre academia e a indústria ferroviária.

22ª Conferência Internacional da Wear of Materials

Estão abertas as submissões para o 22º Congresso Internacional Wear of Materials, que será realizado em Miami, Flórida - EUA, entre os dias 14 a 18 de Abril de 2019.

A conferência se concentrará em avanços na compreensão dos aspectos fundamentais e aplicados do desgaste e atrito de materiais, proporcionará um fórum internacional progressivo para pesquisadores e praticantes de diferentes disciplinas para interagir e trocar seus mais recentes entendimentos.

TriboBR 2018

Ocorrerá entre os dias 3 a 5 de dezembro de 2018, em Florianópolis, o 3º Congresso Internacional em Tribologia.

X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM 2018)

O evento ocorrerá entre os dias 20 a 24 de maio de 2018, em Salvador,Bahia.

Mais informações: https://eventos.abcm.org.br/conem2018/sobre/bem-vindo/

DEFESA DE MESTRADO

Título: “ Sobre o comportamento em erosão-cavitação da liga Co30Cr19Fe nas condições metalúrgicas fundida,solubilizada,encruada e nitretada em baixa temperatura."

Mestranda:                           MANUELLE CURBANI ROMERO

Orientador:                     Dr. Cherlio Scandian – UFES

Co-Orientador:               Dr. André Paulo Tschiptschin – USP

Examinador Interno:      Dr. Antônio César Bozzi – UFES

Examinador Externo:     Dr. Washington Martins da Silva Júnior - UFU

Cientistas criam a Super Madeira!

Pesquisadores criam supermadeira tão resistente que pode substituir até o aço.

Uma madeira mais resistente do que a natural e mais forte do que ligas de titânio foi desenvolvida por engenheiros da Universidade de Maryland, nos EUA, que dizem que sua invenção pode ser um importante substituto do aço.

Leia mais em: http://www.bbc.com/portuguese/geral-43079112

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.