II Simpósio de Engenharia Ferroviária

O Simpósio de Engenharia Ferroviária surgiu como uma iniciativa de pesquisadores da UNICAMP, da UFES, da USP e do IFSP com a intenção de tornar-se um evento de comunicação entre academia e a indústria ferroviária.

Durante muitos anos, a pesquisa em engenharia ferroviária no Brasil restringiu-se a alguns poucos grupos nos centros de pesquisa públicos e tímidos avanços de desenvolvimento  no meio industrial. O contexto de globalização que existe desde o final do séc. XX, aliado às dimensões  continentais do Brasil e ao programa de concessões de estradas de ferro trouxe novo fôlego e maior necessidade por inovações no setor ferroviário.

A primeira edição do Simpósio, promovida em maio de 2017, foi muito bem sucedida ao apresentar temas de interesse da indústria que vem sendo desenvolvidos no meio acadêmico. Além de fomentar a difusão do conhecimento, o Simpósio contou com apresentações técnicas de patrocinadores e palestras de engenheiros do setor ferroviário sobre os desafios esperados para os próximos anos.

Temática

O Simpósio é focado em tecnologias voltadas para o projeto de material rodante e manutenção de via permanente. Serão abordados os seguintes tópicos:

  • Aspectos metalúrgicos de rodas e trilhos
  • Dinâmica de veículos ferroviários
  • Simulação de contato roda-trilho
  • Mecanismos de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação

 O evento ocorreu no dia 07 de junho de 2018 na Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP e contou com a apresentação de trabalho do Prof.Dr. Cherlio Scandian, com o tema "Sobre o Fenômeno Shakedown e o contato roda-trilho".

 

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910